facebook.png

Confira a programação especial para crianças e famílias deste fim de semana

Narração de histórias: Carroça de histórias, com Pierre André FLIBH 2015 ©thaina nogueira/divulgação

O fim de semana no Festival Literário Internacional – FLI-BH e na Primavera Literária trará uma programação especial para as crianças e suas famílias. Entre as atrações, estão narrações de histórias, oficinas, rodas de leitura e o lançamento do CD e DVD “Brinquedorias”, do Grupo Serelepe. O evento acontece no Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça da Estação. Toda a programação é gratuita e se encontra disponível aqui no site.

 

Neste ano, o FLIBH contará com o espaço Biblioteca dos Bebês, um projeto desenvolvido para oferecer às crianças de zero a seis anos a experiência de contato com os livros a fim de proporcionar um momento especial de convívio com a família e contribuir para o fortalecimento do vínculo afetivo por meio da leitura. Para isso, o espaço contará com adaptações, para garantir o conforto e a acessibilidade dos pequenos: o chão será forrado de tatames, além de contar com livros feitos em materiais adequados para o manuseio desta faixa etária, e disponíveis ao alcance das crianças.

 

O espaço irá receber a oficina Primeiras Leituras: um convite para bebês, Juliana Daher e Isaac Luis, da Cia. Pé de Moleque, trará como proposta introduzir o universo da leitura por meio de brincadeiras, jogos corporais canções e rimas tradicionais na infância. A atividade acontecerá no sábado e no domingo, sempre nos horários: 10h30, 14h, e 15h.

 

No sábado, 16 de setembro, a oficina Brincar com histórias no Teatro, com Marcelo Alexandre Xavier, do  Grupo Real Fantasia, convidará as crianças a um jogo dramático através de exercícios teatrais que trabalham a íntima relação entre a brincadeira e a criação literária. A atividade acontece nos horários de 10h e 13h, na Biblioteca.

 

O Sarau das crianças, contará com a participação especial das crianças Raisla Maria dos Santos e João Lucas dos Santos, às 11h, no Palco Guaicurus. Já a oficina Monte sua história, com Wander Ferreira, trará a leitura compartilhada do livro Uma história atrapalhada, de Gianni Rodari e Alessandro Sanna, seguida de conversa e exercício de recriação das histórias tradicionais, mesclando personagens e acontecimentos dos contos clássicos para crianças, às 14h, na Biblioteca.

 

Em seguida a oficina Livro Minuto, com Samuel Medina e a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, trará a leitura e criação de livretos escritos e ilustrados pelos participantes feitos de dobraduras de papel, às 15h30. Será realizada também uma roda de leitura às 16h30, e às 17h30 a oficina Miolo Mole, com Wander Ferreira, irá desafiar as famílias na construção e leitura de trava-línguas, tradicionais na cultura popular brasileira.

 

No domingo a oficina Desenhar História, com Suryara Bernardi, que integra o projeto Ler, brincar e aprender em família: um olhar para a primeira infância, promoverá o encontro entre pais e filhos com textos literários e brincadeiras com as narrativas, às 10h e às 14h. A oficina Monte sua História, será realizada às 14h, também na Biblioteca, seguida da Livro Minuto em que serão feitas leituras e criação de livretos ilustrados pelos participantes.

 

O Grupo Serelepe, fecha as atividades com o lançamento do livro, CD, DVD Brinquedorias, às 16h. O Serelepe: Brinquedorias Sonoras e Cênicas, que só ganhou esse subtítulo algum tempo depois, foi criado em 2005, com um programa para crianças na Rádio UFMG Educativa, por Cristiane Lima, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos, sob a coordenação do professor Eugênio Tadeu. O grupo é membro do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha e tem participado de importantes eventos no Brasil e no exterior. No livro cd dvd Brinquedorias, o Serelepe apresenta vinte brincadeiras tradicionais que não são tão conhecidas.

 

Sobre o FLI-BH

 

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH acontece de 14 a 17 de setembro, no Centro de Referência da Juventude, com programação diversificada e atividades gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. O FLI-BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE). O evento conta ainda com a parceria cultural do Sesc em Minas Gerais e do BDMG Cultural. Com o tema Vozes de Todos os Cantos, a segunda edição do FLI-BH propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. O festival homenageia a escritora mineira Laís Corrêa de Araújo, personalidade influente no meio literário, que se configura como uma grande intelectual brasileira, pesquisadora, ficcionista, tradutora e ensaísta.

 

PROGRAMAÇÃO

PARA AS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS

 

16 de setembro, sábado

PRIMEIRAS LEITURAS: UM CONVITE PARA OS BEBÊS, Juliana Daher e Isaac Luis

10h30,  14h e 15h :: Biblioteca dos Bebês

 

Oficina BRINCAR COM HISTÓRIAS NO TEATRO, com Marcelo Alexandre Xavier

10 e 13h :: Biblioteca

 

SARAU DAS CRIANÇAS, com Letícia Gonçalves, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina. Participação especial: Raisla Maria dos Santos e João Lucas dos Santos

11h :: Palco Guaicurus

 

Oficina MONTE SUA HISTÓRIA, com Wander Ferreira

14h :: Biblioteca

 

Oficina LIVRO MINUTO, com Samuel Medina e a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

15h30 :: Biblioteca

 

RODA DE LEITURA, com a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

16h30 :: Biblioteca

 

Oficina MIOLO MOLE, com Wander Ferreira

17h30 :: Biblioteca

 

17 de setembro, domingo

PRIMEIRAS LEITURAS: UM CONVITE PARA OS BEBÊS, Juliana Daher e Isaac Luis

10h30,  14h e 15h :: Biblioteca dos Bebês

 

DESENHAR HISTÓRIAS, com Suryara Bernardi

10 às 14h :: Biblioteca

 

Oficina MONTE SUA HISTÓRIA, com Wander Ferreira

14h30 :: Biblioteca

 

Oficina LIVRO MINUTO, com Samuel Medina e a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

15h30 :: Biblioteca

 

Lançamento do Livro CD DVD Brinquedorias, do Grupo Serelepe, da Escola de Belas Artes da UFMG

16h ::